Norte Catarinense (Mesorregião)



É constituída por 26 municípios agrupados em três microrregiões: Joinville, Canoinhas e São Bento do Sul.

A ocupação inicial desta mesorregião se deu a partir de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes europeus, principalmente os alemães. A região é bastante industrializada, destacando-se o município de Joinville na indústria metal-mecânica, sendo também a maior cidade do estado em população. As microrregiões de Canoinhas e de São Bento têm como principal atividade econômica a indústria moveleira. O acesso a essa mesorregião e o escoamento do que é produzido é feito pelo sistema viário e articula-se com as rodovias BR-101 e BR-280.

É nessa mesorregião que fica a cidade mais antiga do estado e a terceira mais antiga do Brasil, São Francisco do Sul. Com quase 500 anos de história, a cidade de São Francisco do Sul ostenta um importante acervo arquitetônico colonial, com muitos prédios antigos e museus que se espalham pelas estreitas ruas do centro histórico. Destaque para o moderno porto, importante na movimentação da exportação e importação da região. O município também se destaca na atividade turística.


Norte Catarinense (Mesorregião)


 Norte Catarinense (Mesorregião)

Norte Catarinense (Mesorregião)




Porto de São Francisco do Sul (SC)


 Porto de São Francisco do Sul (SC).

Porto de São Francisco do Sul (SC).




Centro histórico de São Francisco do Sul (SC)


 Centro histórico de São Francisco do Sul (SC).

Centro histórico de São Francisco do Sul (SC).



Mesorregião Norte Catarinense


Microrregiões

Municípios

Joinville 11 MUNICÍPIOS: Araquari, Balneário Barra do Sul, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, Schroeder.
Canoinhas 12 MUNICÍPIOS: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Santa Terezinha, Timbó Grande, Três Barras.
São Bento do Sul 3 MUNICÍPIOS: Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul.


Veja algumas características marcantes dessas microrregiões.


Arquitetura típica da cidade de Joinville.


Arquitetura típica da cidade de Joinville.

A microrregião de Joinville é constituída por 11 municípios, sendo que muitos deles ainda conservam seus monumentos e acervo arquitetônico da época colonial. A maioria das cidades tem sua economia baseada na atividade industrial, como Jaraguá do Sul e Joinville. A colonização foi principalmente de imigrantes alemães, e em algumas localidades, como Schroeder, o uso da língua alemã se manteve por muitos anos no núcleo familiar.




Canoinhas


Canoinhas

Os municípios que fazem parte da microrregião de Canoinhas têm em comum o passado histórico. Eram terras por onde passavam os tropeiros, que transportavam gado e couro do Rio Grande do Sul para abastecer a feira de Sorocaba em São Paulo. Durante a viagem, escolhiam algumas localidades como ponto de “pouso”, onde paravam para descansar, dormir e abastecer a tropa. Outro fato comum é que esses municípios, em quase sua totalidade, foram palco do conflito da Guerra do Contestado, cuja área foi disputada pelo estado do Paraná no final do século XIX e início do século XX.




São Bento do Sul


São Bento do Sul

A atividade industrial moveleira e a cerâmica são as de maior destaque dos municípios que compõem a microrregião de São Bento do Sul. Rio Negrinho recebeu os primeiros imigrantes alemães, portugueses, poloneses e italianos a partir de 1858, e desenvolveu-se efetivamente com a construção da estrada de ferro.





Glossário


Indústria moveleira: responsável pela produção e fabricação de móveis.