Região metropolitana é outra divisão do espaço geográfico. É a denominação dada para áreas intensamente urbanizadas e com alta concentração populacional, constituída por uma cidade maior, a metrópole, que tem ao seu redor várias outras cidades, mantendo fortes relações comerciais e administrativas.
Vamos conhecer as áreas mais urbanizadas do estado de São Paulo. Há três áreas metropolitanas no estado: São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
A região metropolitana de São Paulo é formada pela capital e mais 38 municípios. Nela, vivem aproximadamente 19.683.975 habitantes.
O município de Campinas e mais outros 18 municípios formam uma região metropolitana com população em torno de 2.797.137 habitantes. Enquanto que a região metropolitana da Baixada Santista possui 9 municípios com população de aproximadamente 1.664.136 habitantes.
O espaço está em constante mudança. Tanto os espaços naturais como os culturais sofrem mudanças com o passar do tempo. Nestas imagens você pode observar as mudanças produzidas pelo ser humano em uma única rua da cidade de São Paulo.
A Avenida Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891, tendo sido projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugenio de Lima, que após comprar uma grande área, dividida posteriormente em lotes, abriu uma grande avenida.
A via era larga, ladeada por árvores e grandes lotes de cada lado, tornando-se o endereço dos grandes fazendeiros de café desde o século XIX. Já apedregulhada em 1894, foi beneficiada em 1903 com a colocação de macadame em seu leito. Foi a primeira via pública a ser asfaltada e arborizada em São Paulo.
Na atualidade, a mesma Avenida Paulista é o maior centro empresarial financeiro da América Latina, com sedes de grandes bancos, escritórios de grandes empresas nacionais e multinacionais, consultorias, construtoras, seguradoras, exportadoras, câmaras de comércio exterior, consulados, mesas de operações e câmbio; sedes de ministérios, conselhos regionais de profissões variadas, sindicatos, confederações esportivas, emissoras de rádio e TV, agências de publicidade, museus, cinemas, shoppings, galerias, entre outros.
MARTIM, Jules. Inauguração da Avenida Paulista em dezembro de 1891. Aquarela sobre papel. Museu USP/MP. São Paulo.
Avenida Paulista, 1902
Avenida Paulista, 2015
Urbanização: refere-se ao aumento proporcional da população urbana em relação à população rural, e ao crescimento das cidades.
Região metropolitana: são as áreas mais urbanizadas e que recebem esta classificação que considera as relações entre uma cidade maior e seus municípios vizinhos.
Mesorregiões: subdivisão estabelecida pelo IBGE que agrupa diversos municípios do estado com semelhanças econômicas e sociais, de uma área geográfica.
Região: área delimitada de acordo com certos critérios que podem ser econômicos e culturais.
Versão Light:
Menu Simplificado para Celular
Top 100:
Páginas mais acessadas nos últimos 30 dias.
By Sanderlei Silveira
© 2023 - Sanderlei Silveira. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade